Archive for 2013
Gráficos de colunas
Os dados distribuídos por linhas ou colunas numa folha de cálculo podem ser representados num gráfico de colunas. Os gráficos de colunas são úteis para mostrar alterações nos dados durante um período de tempo ou para ilustrar comparações entre itens.
Nos gráficos de colunas, as categorias são normalmente organizadas ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical.

Os gráficos de colunas dividem-se nos seguintes subtipos:
- Colunas agrupadas e colunas agrupadas em 3-D Os gráfico de colunas agrupadas comparam valores entre categorias. Um gráfico de colunas agrupadas mostra os valores em rectângulos verticais em 2-D. Uma coluna agrupada num gráfico em 3-D apresenta os dados utilizando apenas uma perspectiva 3-D. Não é utilizado um terceiro eixo de valores (eixo de profundidade).

Pode utilizar um tipo de gráfico de colunas agrupadas quando tiver categorias que representem:
- Intervalos de valores (por exemplo, contagens de itens).
- Distribuição específica de escalas (por exemplo, uma escala Likert com entradas como 'concordo totalmente', 'concordo', 'neutro', 'discordo', 'discordo totalmente').
- Nomes que não estejam numa ordem específica (por exemplo, nomes de itens, nomes geográficos ou nomes de pessoas).
Nota Para apresentar os dados num formato 3-D que utiliza três eixos (um eixo horizontal, um eixo vertical e um eixo de profundidade) que podem ser modificados, utilize um subtipo de gráfico de colunas 3-D.
- Coluna empilhada e coluna empilhada em 3-D Os gráficos de colunas empilhadas mostram a relação dos itens individuais com o todo, comparando a contribuição de cada valor com um total entre categorias. Um gráfico de colunas empilhadas mostra os valores em rectângulos empilhados verticais em 2-D. Um gráfico de colunas empilhadas 3-D apresenta os dados utilizando apenas uma perspectiva 3-D. Não é utilizado um terceiro eixo de valores (eixo de profundidade).

Poderá utilizar um gráfico de colunas empilhadas quando tiver múltiplas séries de dados e quando pretender realçar o total.
- Colunas 100% empilhadas e colunas 100% empilhadas em 3-D Os gráficos de colunas 100% empilhadas e os gráficos de colunas 100% empilhadas em 3-D comparam a percentagem com que cada valor contribui para o total das categorias. Um gráfico de colunas 100% empilhadas apresenta os valores em rectângulos verticais 100% empilhados em 2-D. Um gráfico de colunas 100% empilhadas em 3-D apresenta os dados utilizando apenas uma perspectiva 3-D. Não é utilizado um terceiro eixo de valores (eixo de profundidade).

Poderá utilizar um gráfico de colunas 100% empilhadas quando tiver três ou mais séries de dados e pretender enfatizar as contribuições em relação ao todo, principalmente se o total for o mesmo para cada categoria.
Telegrafo
TELÉGRAFO
O que é
O telégrafo é um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, utilizando códigos para a rápida e confiável transmissão. As mensagens eram transmitidas através de um sistema composto por fios.
História do telégrafo
Telégrafo é um sistema que foi criado no século XVIII com o objetivo de transmitir mensagens de um ponto para o outro, através de grandes distâncias.
Os telégrafos usavam códigos para que a informação fosse transmitida de forma confiável e rápida. O principal código utilizado pelos telégrafos foi o código Morse, que surgiu com a criação de telégrafo elétrico na década de 1830. Samuel Morse criou e registrou a patente do telégrafo no ano de 1837.
O telégrafo foi o principal sistema de comunicação a longa distância nos séculos XIX e começo do século XX. Foi muito utilizado por indústrias, governos e até mesmo pelas forças armadas de diversos países em momentos de guerra.
Com o surgimento e disseminação do telefone, principalmente na primeira metade do século XX, o telégrafo foi sendo preterido.

Internet em portugal
Serviços de ADSL estão disponíveis em Portugal desde o ano 2000, porém só a partir de 2002 é que ganhou aceitação por parte do público em geral, principalmente devido ao aumento da concorrência entre provedores do serviço, o que ajudou a nivelar os preços. A penetração no mercado Português ronda os 50%, e já tem virtualmente cobertura em todo o território nacional.
Há vários provedores a oferecerem serviços ADSL, Fibra, TV, Voz, entre outros em Portugal, tanto ao mercado residencial como ao mercado profissional. A maioria do mercado residencial é partilhado entre os dois maiores operadores: Portugal Telecom e Sonae.